A pedidos de alguns colegas resolvi colocar esse post "Dicas Básicas de Pilotagem". Esse texto tem alguns assuntos "básicos" mas trata de outros que ainda temos visto em nossas baterias, então, antes da largada, não deixe de dar uma conferida no material.
DICAS
O Kart é diferente de um carro normal e por isso a pilotagem também deve ser diferente. Em um carro de rua, o diferencial compensa o raio da curva e faz a roda de fora girar mais do que a de dentro, considerando que ela percorre um caminho mais longo. O kart não tem diferencial, isso quer dizer que as rodas de tração (traseiras) sempre rodam juntas. Sem o diferencial, as rodas traseiras não compensam o raio da curva e o carro faz a curva derrapando.
Geral:
Primeiro de tudo: o pedal da direita acelera e o da esquerda freia!
Tenha em mente que, quando derrapam, as rodas do kart giram em falso e o kart perde tração. E tração é o mais importante no kart. Tente sempre derrapar o mínimo possível, mantendo as quatro rodas em contato firme com o chão e empurrando o carro pra frente.
Outra coisa importante é o momentum (o bom e velho embalo). O kart não tem marchas, isso significa que ele tem uma relação só entre o motor e as rodas. Diferentemente do carro de rua, que tem várias marchas, cada uma cobrindo uma faixa de trabalho do motor. Sem embalo, com certeza o seu tempo vai ser alto! Com uma só marcha, o kart está ajustado pra andar mais ou menos bem com motor cheio mas perde na retomada.
Com esse conceito de embalo na cabeça, procure sempre manter uma tocada rápida e balanceada, evitando ao máximo reduzir demais a velocidade. Às vezes é até melhor fazer uma curva com uma derrapagem controlada para garantir que você vai sair embalado, sem perder muito tempo.
Evite acelerar e frear bruscamente, para evitar derrapagens desnecessárias. Evite frear em curva e mantenha sempre o pé no acelerador, mesmo nas frenagens, para manter o motor cheio e diminuir o tempo das retomadas.
Curva:
A menor distância entre dois pontos é uma reta. Aplique isso na prática! Tenha em mente que em linha reta você anda mais rápido e estude o circuito para fazer as tomadas de curva corretamente. A melhor tomada de curva é aquela que você perde menos tempo, virando o mínimo o volante.
Numa curva simples para esquerda, por exemplo, o ideal é se manter o máximo possível na direita, frear ainda em linha reta e se deslocar para o meio da curva. Uma vez no meio da curva você deve acelerar o kart para que ele já saia da curva com velocidade e embalo.
Cuidado: a linha que separa a curva perfeita de uma derrapada é muito sutil e você tem que praticar muito até conseguir desenvolver uma técnica boa pra cada curva do circuito.
Evite frear o kart bruscamente, lembre-se que durante a desaceleração o peso todo está nas rodas da frente e sem peso suficiente na traseira o carro derrapa (em outras palavras: sai de bunda!). Se você fizer tudo isso numa curva então... Freie o carro em linha reta, para evitar derrapagens desnecessárias.
Durante a curva, use seu corpo como um pêndulo, jogando-o para o lado de dentro da curva, com isso você transfere o peso do lado de fora pro lado de dentro, ajudando o kart a contornar a curva.
Retas:
Mantenha o pé embaixo até o último milímetro de reta, aproveitando toda a sua extensão para ganhar velocidade e embalo. Se quiser ir mais devagar do que de costume, vá para o lado da pista que os pilotos não passam, pra abrir caminho.
Ultrapassagens:
Como os motores dos kart são todos iguais, você dificilmente vai vencer uma disputa só no acelerador. Analise bem quem você quer ultrapassar e estude bem os melhores pontos.
Com karts iguais, as melhores oportunidades de ultrapassagens ocorrem em áreas onde a frenagem deve ser mais intensa (normalmente final de reta) ou então num erro do adversário.
Tenha em mente que um piloto inexperiente ou então mais pesado do que você costuma frear antes do normal, porque as velocidades em curva deles são menores. Preste atenção para não beijar a traseira de ninguém e comprometer sua corrida.
Posicione-se bem atrás do seu alvo e lembre-se do lugar que ele costuma frear. É nesse ponto que você deve tirar de lado e retardar sua freada, para que possa ultrapassá-lo. Se você costuma frear antes dele provavelmente não vai conseguir passá-lo.
Lembre-se que às vezes é melhor só forçar o adversário e esperar por um erro do que tentar forçar sua passagem. Se você se enroscar com ele com certeza vai perder concentração e muito, muito tempo. É sempre mais fácil ficar atrás incomodando do que fugir de alguém atrás.
Esteja atento às reações do oponente porque ele provavelmente vai tentar evitar a ultrapassagem ou dar o troco logo em seguida. Tente prever os movimentos dele porque caso o kart dele venha pra cima de você, provavelmente vocês baterão e deixarão o caminho libre pra quem vem atrás.
Problemas:
Se você perceber algum problema no kart, mesmo antes da largada, levante o braço. É o único jeito de avisar ao pessoal da pista e aos outros pilotos que você está com problemas. Você pode berrar à vontade, ninguém vai te ouvir.
Se isso ocorrer durante a corrida, levante o braço e vá assim até os boxes, sempre evitando a trilha rápida da pista. Lembre-se que é você que deve evitar os outros pilotos e não eles que devem desviar de você.
Se você rodar ou bater durante a corrida, nunca tente sair do kart. Espere os comissários de pista colocarem você no lugar de volta na pista.
Durante uma batida, fique com os pés nas pedaleiras e as mãos na direção, para evitar que você escape do kart. Lembre-se que alguém pode vir bater atrás de você...
Adilson Gonçalves